Propostas Legislativas

Luiz Philippe Bragança será “ministro-espelho” da Defesa

Escrito por

Luiz Philippe de Orleans e Bragança

Oposição anunciou a criação de um “shadow cabinet” brasileiro, estrutura que irá fiscalizar os ministérios do governo Lula

Parlamentares da oposição lançaram, nesta terça-feira (11), os chamados “ministérios-espelhos” para fiscalizar ações do governo Lula. O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) faz parte da força-tarefa, composta por outros 26 deputados e senadores, e ficará responsável pelo monitoramento do Ministério da Defesa.

Entre as atividades, Bragança acompanhará a gestão e a aplicação de recursos, acordos internacionais e segurança de dados. “Nosso objetivo principal é resguardar a soberania nacional, principalmente no que se refere a dados estratégicos, avanço tecnológico e indústria nacional de defesa”, afirma o deputado.

O modelo é inspirado no “shadow cabinet” (gabinete sombra, em tradução livre do inglês), adotado por países como o Reino Unido. “Esse tipo de estrutura, de um ministério paralelo, é uma forma eficiente de cobrarmos ainda mais o Executivo e também propor mudanças e ajustes necessários”, destacou Bragança.

Avanços tecnológicos
Para o deputado Luiz Philippe Bragança, as estratégias de defesa nacional devem seguir padrões internacionais de segurança e tecnologia. “O modelo adotado pela defesa brasileira está ultrapassado. A evolução das forças estratégicas pelo mundo é evidente e deixa nítida a defasagem de investimento assertivo neste setor, no Brasil”, completou o deputado.

Comente

Conteúdos relacionados