A Indicação INC-973/2020 sugere ao Ministério da Infraestrutura a implementação de faixas e cabines de pagamento de pedágio exclusivas para motocicletas em rodovias brasileiras. Esta proposta visa aumentar a segurança nas proximidades das praças de pedágio, reduzindo o risco de acidentes envolvendo motociclistas, que são particularmente vulneráveis em colisões traseiras com veículos maiores.
A proposta sugere que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) analise a viabilidade técnica da criação dessas faixas exclusivas para motocicletas, bem como a instalação de cabines de pagamento exclusivas. Caso a criação de faixas exclusivas não seja viável em algumas situações, a indicação propõe a separação de veículos pesados, como ônibus e caminhões, das motocicletas, a fim de minimizar o risco de colisões graves.
Além disso, a indicação sugere a disponibilização de tags de arrecadação automática de pedágios para veículos de duas e três rodas, ampliando a segurança e a praticidade para os motociclistas. Essa medida visa facilitar o pagamento e evitar a necessidade de parada dos motociclistas nas praças de pedágio, contribuindo para um trânsito mais fluido e seguro.
Esta indicação reflete a preocupação com a segurança viária e a necessidade de adaptar as infraestruturas de transporte às diversas necessidades dos usuários, garantindo um ambiente mais seguro para todos.
Principais pontos da Indicação INC-973/2020:
- Implementação de faixas e cabines de pedágio exclusivas para motocicletas.
- Redução do risco de acidentes em praças de pedágio envolvendo motociclistas.
- Sugestão para que a ANTT estude a viabilidade técnica dessas medidas.
- Separação de veículos pesados das motocicletas para evitar colisões.
- Disponibilização de tags de arrecadação automática para veículos de duas e três rodas.
- Promoção de um trânsito mais seguro e fluido para motociclistas.
- Adaptação da infraestrutura de transporte às necessidades dos diversos tipos de veículos.