A indústria do Brasil deve ser destravada e incentivada para o total desenvolvimento do país

A importância do desenvolvimento da indústria nacional

A economia de um país é mantida por um tripé: o agronegócio, o setor de serviços e a indústria.

‪Do ponto de vista econômico, o agronegócio deve ser visto como gerador de reservas cambiais, pois produz material de fácil exportação, o que traz moeda forte para dentro do Brasil. O agro não deve ser encarado como principal gerador de empregos de um país desenvolvido.

Com a mecanização, os ganhos de escala nesse segmento são maiores que nos demais setores, o que acaba aumentando sua participação no PIB.

Agricultura brasileira representa mais de 20% do PIB brasileiro.
Agricultura brasileira representa mais de 20% do PIB brasileiro.

O setor de serviços emprega muita mão de obra por Real de receita gerada, um nível superior ao agronegócio. Esse segmento ainda pode ser melhor desenvolvido, já que ele é sensível à reforma trabalhista.

Na minha opinião, entretanto, o setor que tem tudo para ser o maior gerador de empregos e oportunidades de maneira sustentável é o industrial. Ele emprega bem, desenvolve a economia e tem alta lucratividade por capital investido.

Infelizmente esse desenvolvimento não é fácil. Esse setor depende de tudo:

1) Ampla reforma tributária;
2) Desburocratização;
3) Reforma de leis trabalhistas;
4) Reforma de leis ambientais;
5) Setor financeiro mais competitivo;

Resultado de imagem para burocracia no brasil

Os desafios são grandes mas válidos. A indústria é uma área em que o Brasil terá mais a ganhar do que qualquer outro setor. Podemos ser extremamente competitivos com qualquer outra nação, pois temos uma excelente vantagem competitiva: disponibilidade doméstica de matéria prima.

Para isso acontecer deve ser criado um ambiente jurídico que coloque o Brasil em linha com o denominador mínimo comum da concorrência, ou seja, das indústrias emergentes de países como a China, Índia, Paquistão, Coreia, etc.

Não dá para se estressar o quanto um setor industrial revitalizado pode representar em ganhos econômicos e estratégicos. De forma simples, é inverter a lógica da balança comercial brasileira, atualmente formada pela exportação de commodities baratas e importação de produtos importados transformados de maior valor agregado.

A indústria desenvolve não apenas a si mesma, mas a toda cadeia produtiva. É uma das razões pela qual os Estados Unidos investem na indústria militar, que por ser extremamente moderna exige desenvolvimento tecnológico em chips, processadores, ligas metálicas, softwares e derivados.

Resultado de imagem para submarino nuclear brasileiro
Submarino convencional projetado e construído no Brasil. Unidade nuclear deve ser lançada até 2028, tornando o Brasil o sexto país do mundo a dominar a propulsão nuclear em submarinos. Além de garantir a defesa nacional, isso possibilita ao país exportar submarinos e ganhar muito bem com isso.

Destravar e desenvolver a indústria é o que colocaria o Brasil dentre os 3 países mais ricos do mundo em 10 anos.

Não chegaremos lá somente vendendo commodities ou servindo uns ao outros. Precisamos transformar matéria prima em produtos que o mundo queira consumir. Precisamos produzir.