O conservador brasileiro do Século 21

Há muito ruído, para não dizer inconsistências, sobre o termo “Conservador” nos dias de hoje. Antes de generalizarmos sobre a origem e definição de conservadorismo, sobre um renascimento dos partidos conservadores e liberais e sua situação no Brasil, é importante que se faça um curto resumo sobre o que seria razoável um conservador representar considerando…

Continue lendo »

Rumo ao semipresidencialismo no Brasil?

Semipresidencialismo no Brasil? Antes de começar a responder essa pergunta, faço duas considerações.  Primeiro: por mais que sociólogos e historiadores marxistas queiram, não há vínculo entre sucesso político e justiça social, luta de classes e inclusão social. Segundo: quando se compara sistemas políticos a melhor resposta será sempre “depende”. O modelo parlamentarista é melhor que o…

Continue lendo »

O mito do voto obrigatório: como aproximar a população da política e do governo

O Brasil sofreu uma série de golpes, uns aceitos pela imprensa e pelos acadêmicos, outros condenáveis e esquecidos. O primeiro golpe de estado foi o da republica em 1889.  Depois vieram vários golpes de governo (esquecidos) entre os presidentes da Primeira Republica até a chegada de Getúlio Vargas. Getúlio foi responsável por dois golpes, um…

Continue lendo »

Quem é o pai do populismo e como nos livrar dos filhos dele

O maior destruidor das inumeras tentativas de se criar um Estado de Direito na historia sempre foi o populismo. Desde o seu surgimento na Grécia antiga, a fórmula populista de se obter poder pouco mudou. E depois que conquistava o poder a constituição passava a valer muito pouco. Quem foi o criador e pai do…

Continue lendo »

A necessidade de transformar o Brasil em um paraíso empresarial

Nenhuma nação nasce plenamente desenvolvida e como paraíso empresarial. Independente se descobertos pós-grandes navegações, ou nascidos graças a unificações ou separações no velho continente, todos os países hoje conhecidos como de primeiro mundo passaram pelo desenvolvimento pelo qual o Brasil, e todos os outros países do continente, se arrastam há mais de um século. Não…

Continue lendo »

Reintroduzindo Conservadores e Liberais no escopo político

O impeachment é o divórcio da população com seu representante político. Um casamento, ou a união entre duas pessoas, normalmente fracassa devido a incompatibilidade entre as duas partes, seja ela emocional, moral, entre outros. Isso ocorre porque durante o cortejo, e também através do noivado, uma pessoa fala para a outra o que imagina que…

Continue lendo »

O sonho e a nossa realidade: limitadores geopolíticos e o Brasil do futuro

Os problemas do Brasil podem ser resolvidos através de uma profunda reorganização das instituições públicas e liberalizando e diversificando a economia brasileira. Todas essas medidas são factíveis e estão ao nosso alcance, dependendo apenas da decisão de nossos políticos. Explico isso em detalhes no meu livro. Mas no meu livro não falo de geopolítica. Temos…

Continue lendo »

Uber, taxis e a concessão do direito de escolha e de ir e vir

O paradigma dos dias de hoje é o transporte individual de passageiros, o chamado táxi. Com a urbanização e o aumento da densidade urbana convencionou-se que o transporte remunerado de pessoas seria feito apenas de três formas: sobre trilhos de trem ou metrô, sobre rodas de um coletivo ou sobre as rodas de um táxi….

Continue lendo »

O separatismo da Catalunha e o que ele ensina para o Brasil

Estados Unitários como a Espanha, Portugal, França, Inglaterra e Itália são comandados por uma câmara legislativa central. Por definição, Estados Unitários podem “devolver” autonomia para as províncias, que podem até desenvolver câmaras legislativas locais e criar leis locais, representando melhor a população local. Em num Estado Unitário, o poder central pode remover essa autonomia e…

Continue lendo »

O efeito transformador da propriedade

A violência urbana é um mal que assola todas as grandes cidades. Na grande maioria das vezes, a presença ostensiva da polícia e forças de segurança é suficiente para resolver os delitos e crimes contra propriedade. Em outros casos, é necessário buscar alternativas. Foi isso o que o prefeito de Nova Iorque, Rudy Giuliani, fez…

Continue lendo »